Em
dezembro de 1995, a internet passou a funcionar de maneira comercial no
Brasil e com ela, surgiram inúmeros dispositivos, sistemas e serviços
de cunho tecnológico que passaram a ser adotados pelas organizações em
todo o mundo.
Estudos comprovam que nos dias de hoje, em apenas uma semana, é publicado na internet mais informação do que todo o conteúdo gerado no mundo até o século 19. Estamos vivendo a Era das Conexões, alavancada por toda tecnologia proporcionada pelo amplo crescimento das ferramentas de comunicação, sobretudo da internet e da telefonia e, junto com essa evolução tecnológica, evidenciando-se aqui, os impactos nos processos de ensino-aprendizagem com o advento de tantas tecnologias de cunho educacional. No segmento educacional, os desafios dos educadores em todos os níveis, do ensino médio a pós-graduação, tem sido unificar as práticas pedagógicas, as habilidades tecnológicas e interativas em que as novas gerações de estudantes cresceram, inserindo as práticas rotineiras as novas possibilidades de recursos didáticos.
Com base nesse cenário, do advento das tecnologias educacionais, a New Media Consortium (NMC) uma instituição sem fins lucrativos, formada por membros das mais importantes universidades e centros de pesquisa dos EUA e outros países convidados, EDUCASE Learning Initiative (ELI) e Consortium for School Networking (CoSN) publicou recentemente o relatório "The Horizon Report 2011", que tem como objetivo identificar as novas tecnologias com foco em recursos didáticos digitais e analisar o impacto que essas ferramentas terão na área de ensino, aprendizagem, pesquisa e expressão criativa nos próximos cinco anos. O Horizon Report se encontra dividido em três períodos (1, 3 e 5 anos), apresentado para cada um as principais tendências de adoção de novos recursos didáticos pelas universidades americanas. Para as mídias destacadas são apresentadas justificativas, relevância, experiências práticas e referências pertinentes ao tema.
Nessa edição 2011 destaca-se que, para o período de até 1 ano, o uso dos eBooks e dos dispositivos móveis serão a ênfase na educação. Em até 3 anos, espera-se grande desenvolvimento da realidade aumentada e da aprendizagem baseada em jogos; e, no prazo de 5 anos veremos avanços na computação em gestos e nos sistemas inteligentes de analíticas de aprendizagem, que vem a ser uma avaliação analítica e automatizada de dados coletados enquanto os estudantes desenvolvem suas atividades na web. O relatório aborda fundamentalmente seis novas tecnologias com foco educacional e seus prazos de adoção, divididas entre aquelas que serão aplicadas já este ano (ebooks e tecnologias móveis), daqui a dois/três anos (realidade aumentada, aprendizagem baseada em jogos) e daqui a quatro/cinco anos (computação baseada em gestos e técnicas analíticas de aprendizagem). O relatório completo pode ser encontrado no seguinte endereço:
http://www.nmc.org/publications/2011-horizon-report
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