Fernando Augusto Almeida Neves

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Abraman lança pesquisas que mapeiam Manutenção e Gestão de Ativos

Em torno de 4,5% do PIB nacional é gasto no Brasil pelas empresas  em manutenção. Para auxiliar as organizações do setor de manutenção industrial a realizar uma análise comparativa em relação aos seus pares, a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman) divulgou para o mercado de Manutenção Industrial dois estudos que indicam o panorama setorial e suas tendências. Trata-se do Documento Nacional e a Pesquisa de Gestão de Ativos, ambos lançados durante o 5º Congresso Mundial e o 28º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, realizados de 23 a 27 de setembro, em Salvador, para líderes mundiais do setor.

Paralelamente ao evento, que teve como tema central a “Manutenção e Gestão de Ativos: o impacto das novas normas ISO 55000”, aconteceu a Exposição de Produtos, Serviços e Equipamentos para Manutenção e Gestão de Ativos (Expoman 2013).

Lançado no dia 26 de setembro, o Documento Nacional é um estudo bianual que auxilia as empresas a se posicionarem no mercado, reunindo informações como média global e setorial de gastos em manutenção e faturamento. De acordo com Eduardo Seixas, coordenador do documento nacional da Abraman, o estudo permite que as empresas façam um completo benchmarking e fornece dados sobre indicadores, segurança, custo de manutenção, idade média dos equipamentos utilizados na indústria, além de conteúdos do programa nacional de qualificação e certificação de pessoal promovido pela associação.

A Pesquisa de Gestão de Ativos, realizada entre março e agosto de 2013 com diretores de engenharia, operação e manutenção de empresas, incluiu questões sobre as diretrizes e estratégias aplicadas na adoção de práticas de gestão dos ativos. Discorreu ainda sobre temas como a interface entre a manutenção e as áreas financeira, de engenharia, operação, manutenção, suprimentos, logística, recursos humanos e tecnologia da informação. 

Para o diretor da Accenture do Brasil, Afonso Sartório, a partir deste mapeamento a Abraman contribui para que a indústria brasileira possa traçar planos que direcionem de forma objetiva e eficaz a transformação necessária. Dessa forma, as organizações estão aptas a adotar uma abordagem mais assertiva em suas ações. 

Com isso, “a alta gerência das empresas brasileiras está prestes a dar o grande salto de qualidade em manutenção e gestão”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos, João Ricardo Barusso Lafraia, sobre o diagnóstico pioneiro realizado pela entidade com o documento nacional e a pesquisa de Gestão de Ativos. “Os sinais de mudança estão à vista, com a intensa discussão em torno da PAS 55 e a chegada, em breve, da ISO 55.000. A transformação é, portanto, inexorável e a lição que extraímos é que devemos estar preparados para o novo jogo da competitividade em nível mundial”, conclui.

http://www.jb.com.br/economia/noticias/2013/10/16/abraman-lanca-pesquisas-que-mapeiam-manutencao-e-gestao-de-ativos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário