Para recuperar a reputação da TI, os
líderes de tecnologia precisam entender o negócio e se tornarem a
primeira escolha de seus usuários
Em muitas empresas a imagem da TI está arranhada e deve ser
recuperada para que profissionais de TI possam criar valor para os
negócios. Esta é a mensagem deixada pelo CTO da Blackstone, William
Murphy, na palestra “A TI é relevante?”, realizada durante a conferência
Interop, em Nova York.
No pior dos casos, a organização de tecnologia da informação é vista
como “defensiva, atrasada, desinformada, inútil, um mal necessário”, e
um grupo “que faz suas próprias coisas”, disse Murphy. “A percepção
negativa [da TI] pela empresa fere a todos nós. [Os fabricantes dizem] a
melhor coisa sobre o produto é que eles nunca vão ter que envolver a
TI. ”
Infelizmente, excluir a TI no início de projetos geralmente cria uma
infraestrutura ineficiente e custosa que a TI terá que apoiar de
qualquer maneira, afirmou Murphy. ” Isso não é culpa do negócio. É culpa
nossa. Precisamos mudar essa imagem para que a empresa nos procure
primeiro para buscar soluções, não por último.”
Murphy, que está à frente da equipe de tecnologia da Blackstone,
mudou o nome de seu grupo para Blackstone Innovations &
Infrastructure Technology para ajudar a passar uma imagem de que a
organização não é uma empresa padrão de TI. “Todo mundo concorda que o
nosso trabalho é difícil, complexo e muda rapidamente”, disse. “Os
usuários sabem que a TI é fundamental para gerar mudanças nos negócios,
promovendo eficiência e criando o futuro da empresa. Estamos em uma
ótima posição, mas o mesmo não acontece com a imagem da TI nas
companhias.”
Tornando-se líderes empresariais
Nos últimos anos, os CIOs e CTOs foram principalmente técnicos que
sabiam como gerenciar os riscos e implementar processos de gestão de
tecnologia. Hoje, líderes de tecnologia ainda precisam fazer essas
coisas, mas também precisam ser “uma pessoa de vendas, gerente de
relacionamento, analista financeiro, mentor e recrutador e criador de
cultura”, pontuou. “Os dias em que você ainda podia ignorar o ROI se
foram. Se você fizer isso, você vai ser deixado de fora e todas as
decisões serão tomadas sem você”, acrescentando que “quando as pessoas
dizem que precisam verificar com os negócios, você deve acuar. Somos
parte do negócio.”
No entanto, ser capaz de calcular os custos de TI e um ROI é apenas
uma parte das habilidades que um líder de tecnologia precisa. Eles
também precisam conhecer detalhes específicos. “Seja curioso. Você
precisa conhecer e entender mais sobre o negócio” tanto quanto seus
usuários, enfatiza.
É importante saber como o negócio funciona, pois muitas vezes os
usuários não sabem o que precisam. “Henry Ford disse: se eu perguntasse
aos meus clientes o que eles queriam, eles teriam dito um cavalo mais
rápido”, acrescenta. “Hoje, a maioria dos departamentos de TI estão
ocupados construindo cavalos mais rápidos. Eles não estão construindo
novas ferramentas para resolver os problemas do usuário. Os usuários não
sabem o que querem”, afirmando que profissionais de tecnologia precisam
oferecer valor ajudando os usuários a descobrir o que a tecnologia pode
fazer pelo negócio.
“Toda tendência no mundo de hoje… a globalização, mobilidade,
educação, big data… cada uma delas é impulsionada pela tecnologia”,
concluiu Murphy. “O objetivo deve ser como criar uma parceria para que o
futuro da empresa seja executado. Não há melhor maneira de se manter
relevante do que fazer isso. ”
http://informationweek.itweb.com.br/15797/a-imagem-da-ti-esta-em-risco
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