5 dicas para uma reunião com clientes
Escrito por Carlos Cruz, especialista em vendas
Parte importante em qualquer negociação, as reuniões com clientes ou
potenciais clientes nem sempre recebem a devida atenção de vendedores e empreendedores.
Algumas medidas simples colaboram com o desenvolvimento das conversas,
tornam a reunião muito mais produtiva e aumentam as possibilidades de
concretização do negócio.
1. Preparação: o vendedor precisa entender que toda
reunião começa muito antes da entrada em uma sala reservada. É
fundamental que ele estude os reais motivos e objetivos daquela reunião
com antecedência e inicie a conversa tendo informações suficientes sobre
o cliente em potencial.
É comum que em uma primeira reunião o vendedor já tenha em mente a
apresentação de uma proposta ou até mesmo um fechamento, mas o cliente
ainda não está nesse passo da negociação, isso gera uma “dissonância”
com o cliente e potenciais objeções logo no início da relação.
2. Objetivo: o motivo do encontro deve estar definido
anteriormente e ser de conhecimento de todos os envolvidos. No caso das
vendas, o objetivo, obviamente, é sempre vender, mas isso não quer dizer
que o negócio tenha de ser fechado no primeiro dia.
3. Anotações: uma lista com os tópicos a serem
discutidos é importante para que o foco seja mantido. Em alguns casos,
não há problemas se o assunto dispersar, mas é fundamental que o foco
inicial seja retomado.
4. Conhecimento: geralmente, uma reunião de vendas tem
por objetivo apresentar soluções, porém tão importante quanto isso é
conhecer mais sobre as necessidades do cliente. O vendedor precisa saber
investigar essas necessidades e fazer com que a conversa agregue o que é
de valor para quem está do outro lado.
5. Relacionamento: nem sempre o motivo da reunião é o
fechamento de um negócio. Quando isso não é possível, o vendedor tem que
utilizá-la para estreitar relacionamentos e, na melhor oportunidade,
deve propor um novo encontro para evoluir o processo de compra.
Reunião produtiva é aquela que, independentemente do tempo de duração,
atinge o objetivo traçado, seja ele uma aproximação, uma proposta de
acordo ou uma assinatura de contrato.
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