As startups
estão muito ligadas ao princípio de tentativa e erro. Para os
especialistas neste tipo de negócio, testar e validar premissas, receber
feedbacks dos consumidores e ajustar aos poucos o projeto é um processo
essencial para construir uma empresa com potencial para crescer.
Os erros, portanto, são em certa medida aceitáveis no começo da
empresa. Mas, se não foram corrigidos a tempo, vão acabar com o negócio.
“O primeiro ano de qualquer startup é quando você vai validar uma série
de premissas. É a fase da descoberta. Você idealiza, mas na hora que
põe na prática vai aparecer um monte de imprevistos”, diz Cassio Spina,
investidor e presidente da associação Anjos do Brasil.
1. Ir ao mercado com muita sede
Este é um problema comum em startups que já começam com muito investimento.
Antes de fazer todas as validações de mercado, a empresa chega ao
mercado com uma estrutura muito grande. “Vai para o mercado com muito
apetite, mas tem coisas que não sabe se é o que o consumidor quer. Você
cria uma estrutura para atender uma grande demanda e não tem aquela
flexibilidade das startups”, indica Spina.
2. Não ouvir o cliente
Ser muito enxuto e ter em mente a importância dos testes para a empresa
é primordial. Para isso, a opinião do usuário precisa ser ouvida. “Tem
que testar e ver qual é a reação do cliente. Na hora que começar a
sentir que está tendo uma aderência e o cliente está gostando, aí pode
começar a escalar o negócio e fazer investimentos mais elevados”, diz o
especialista.
3. Demorar muito para reagir
Não adianta ouvir a opinião dos consumidores sem aproveitá-la para
melhorar o negócio. “Demorar muito para reagir com os feedbacks que os
clientes dão é um problema”, afirma Spina. Depois de lançar o produto,
entenda o quanto o público-alvo está realmente interessado, como ele
avalia a utilização e a forma de pagamento e quanto ele está disposto a
pagar.
4. Não ouvir outras opiniões
Quando sentem que tiveram a ideia perfeita, muitos empreendedores
se prendem em uma bolha e deixam de ouvir a opinião de outras pessoas.
“O empreendedor fica tão convicto a ponto de não estar aberto a ouvir
mentores, investidores ou clientes”, explica. “Validar é uma forma de
ouvir. É interessante usar a experiência das pessoas a sua volta que
podem evitar que você gaste tempo e dinheiro em uma coisa que pode dar
errado”, conclui. Por isso, busque informação e escute o maior número de
pessoas que puder.
5. Não ter um pitch
Os problemas com a definição e a forma como você vende sua ideia podem
ser graves. Além de afastar os investidores, um pitch mal feito pode
também confundir o cliente. “Geralmente, os erros de pitch acontecem não
porque ele é ruim, mas porque não entendeu certa coisas deste mercado”,
diz Spina. Impressionar o investidor a qualquer custo, inventando
dados, por exemplo, pode ser fatal para a startup.
http://exame.abril.com.br/pme/startups/noticias/5-erros-fatais-que-as-startups-cometem-no-primeiro-ano?goback=.gde_4052882_member_261075057&page=1
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