Fernando Augusto Almeida Neves

Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Parque Tecnológico da Bahia terá escritório de propriedade intelectual

 

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação pretende ampliar o número de patentes no estado

Salvador, 17 de julho de 2013 - O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), único órgão habilitado a conceder registro de patentes no Brasil – terá posto instalado no Parque Tecnológico da Bahia.

 A iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Secti pretende estimular as empresas e os inventores a registrarem suas patentes.

O Inpi é responsável pelo registro e concessão de marcas, patentes, desenho industrial, transferência de tecnologia, indicação geográfica, programa de computador e topografia de circuito integrado no território brasileiro.

 O posto, em instalação no Tecnocentro, prédio central do Parque Tecnológico, será estratégico para aproximar as empresas instaladas e seus inventores da cultura da propriedade intelectual e orientar para o registro das patentes.

“Estamos convencidos da importância estratégica dessa parceria para o aumento da sensibilização e capacitação dos principais atores do Sistema de Propriedade Industrial e de Inovação da Bahia” afirma o presidente do Inpi, Jorge de Paula Avila.

As empresas instaladas no prédio, os empreendedores e os inventores receberão capacitação, atendimento e orientações para o uso do sistema de propriedade intelectual e de transferência de tecnologia. Além disso, serão ofertados cursos e palestras exclusivas para o avanço do conhecimento.
O Secretário da Secti, Paulo Câmera, acredita que através do desenvolvimento dessas ações será possível aumentar o número dos pedidos de patentes, marcas e registros de software, contribuindo para o avanço tecnológico do Estado.

O escritório, em implantação, funcionará como uma central de atendimento ao público em geral para esclarecimento de dúvidas voltadas aos sistemas eletrônicos do INPI (e-patentes e e-marcas), realização de buscas gratuitas nos sistemas e orientação dos usuários em relação aos pareceres, prazos e taxas.

http://www.tibahia.com/tecnologia_informacao/conteudo_unico.aspx?c=NOT_GOV&fb=B_FULL&hb=B_CENTRA&bl=LAT1&r=NOT_GOV&nid=23725

Nenhum comentário:

Postar um comentário