Uma pesquisa apresentada pela Federação das Indústrias do Rio de
Janeiro revela que a maioria dos executivos brasileiros está convencida
de que inovar é o mais importante para garantir o crescimento das
empresas. O alto investimento em inovação se tornou uma prioridade
estratégica para as empresas no Brasil.
A multinacional da área de infra-estrutura, que tem quatro polos pelo
mundo, escolheu o Brasil para instalar a unidade da América Latina. A
empresa gastou R$ 500 milhões para construir um moderno centro de
pesquisa.
O alto investimento em inovação se tornou prioridade estratégica para
as empresas no Brasil. Essa é a opinião de 95% dos executivos
brasileiros entrevistados em uma pesquisa internacional apresentada na
Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Entre os profissionais
ouvidos no estudo, 85% acreditam que é preciso avançar em produtos ou
serviços; 74% apostam em desenvolver novos processos para aumentar a
rentabilidade; e 71% apostam em criar produtos ou serviços mais
sustentáveis.
As pequenas e médias empresas também podem se beneficiar da inovação.
Esse é o caso da padaria que conseguiu melhorar o processo de produção.
Antes, do lugar saiam mil pães por mês. Hoje, são produzidos cinco mil
por dia. A ideia de oferecer três tipos de pães saiu do forno com o
apoio da Firjan e do Senai. O dono da padaria estudou o projeto durante
um ano.
“A inovação é que a gente desenvolveu uns pães resfriados e
semiprontos. Então, ele tem uma durabilidade de 20 dias na geladeira sem
adição de conservantes”, diz o empresário Eduardo Frach.
A executiva que coordenou o estudo sobre inovação afirma que essa
cultura ainda esbarra na burocracia brasileira e na baixa qualidade da
educação. “A gente tem o maior número de pessoas, de jovens na escola
recebendo educação, mas a qualidade do ensino e a preparação desses
novos líderes ainda está sendo vista pelos respondentes da pesquisa como
um gargalo importante a ser endereçado. Você tem que ter uma regulação.
Você tem que ter uma ordem, mas você precisa que isso aconteça de uma
maneira mais fácil, mais rápida”, diz Adriana Machado, presidente da
GE/Brasil.
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/08/investir-em-inovacao-vira-prioridade-estrategica-para-empresas-no-brasil.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário