Redes sociais: qual a imagem que você transmite?
Recrutando.com -![imagem em redes sociais](https://blu178.mail.live.com/Handlers/ImageProxy.mvc?bicild=&canary=FlcO6uTnlekAfRQCgWRzIMx%2f2NayjB70UJOA88h6wXw%3d0&url=http%3a%2f%2fwww.recrutando.com%2fcms%2fsites%2fdefault%2ffiles%2fstyles%2flarge%2fpublic%2ffield%2fimage%2fimg_redes.jpg)
Para Reinaldo Barranco, gerente corporativo de Recursos Humanos da Logum Logística S.A., a análise das ações pessoais em mídias sociais não deve ser instrumento de avaliação formal de um candidato diante de uma oportunidade profissional. No entanto, segundo ele “de forma geral, os profissionais devem ter consciência de sua exposição em qualquer ambiente, seja ele real ou virtual”, aponta.
“Temos sim que zelar pela própria imagem como também pela imagem da organização para a qual trabalhamos. Independente de onde transitamos, temos de assumir a responsabilidade pela nossa exposição”, alerta o gerente de RH. Para ele, a responsabilidade e cuidado do profissional devem ser diretamente ligados à exposição pessoal e não à possibilidade de análise por parte das empresas.
Reinaldo é expressamente contra a avaliação arbitrária diante de algum posicionamento do profissional em suas redes pessoais, no entanto, ele entende que tanto a forma como a pessoa se comporta em seus perfis como a possibilidade de algum profissional de RH isoladamente tomar isso como parte de sua avaliação são ações da liberdade de cada um e, sim, podem acontecer.
“A questão central para mim, tanto para quem se expõe como para quem observa a exposição do outro, é usar de bom senso acima de tudo e ter consciência e responsabilidade sobre seus atos”, aconselha o especialista.
Para não errar
Reinaldo acredita que algumas atitudes simples podem livrar muito profissional de problemas facilmente evitáveis. “Somos uma única pessoa num mundo que detém inúmeras referências ao nosso respeito. De nada adianta produzir um excelente perfil profissional no Linkedin, por exemplo, desejando impressionar os meios profissionais e as empresas, e ao mesmo tempo, publicar declarações no Facebook que detesta seu trabalho, seu chefe ou a empresa em que trabalha (como já vi acontecer)”, afirma.
“Quem enfrenta tais situações deve procurar modificar seu atual trabalho, seu emprego ou resolver a situação que lhe incomoda de maneira discreta, da mesma forma como devemos fazer na vida real: confidenciando nossas angústias àqueles que temos maior intimidade e confiamos, sem precisar recorrer à difamação pública e considerações perigosas”, finaliza Reinaldo.
![](https://blu178.mail.live.com/Handlers/ImageProxy.mvc?bicild=&canary=FlcO6uTnlekAfRQCgWRzIMx%2f2NayjB70UJOA88h6wXw%3d0&url=http%3a%2f%2fimages.recrutando.com%2fcolunistas%2freinaldo_garcia.jpg)
Reinaldo Barranco
Gerente Corporativo de Recursos Humanos da Logum,
http://www.recrutando.com/cms/Redes-sociais-e-a-imagem-que-voce-transmite?goback=.gde_4052882_member_257627088
Nenhum comentário:
Postar um comentário