Pois bastou sair na mídia várias provas da espionagem americana contra o Brasil e o governo brasileiro se pronunciou com medidas para as mesmas. Oportunistas ou não, criaram um projeto para acabar com a ação de órgãos de espionagem americanos.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, citou os planos para o lançamento de um novo satélite nacional e a construção de cabos submarinos ligando o Brasil à Europa e à África como instrumentos para diminuir a vulnerabilidade do País a interceptações e monitoramentos realizados pelos órgãos de inteligência dos Estados Unidos.
Ele também destacou os anéis de conexão de fibra óptica que estão sendo feitos com os países sul-americanos que fazem fronteira com o Brasil.
Depois das informações vazadas pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, sobre a espionagem de autoridades norte-americanas a dados e comunicações de cidadãos brasileiros, o projeto criado ainda visa diminuir em boa parte o preço pago pela banda larga no Brasil
O ministro disse ainda que irá negociar aperfeiçoamentos no projeto de Marco Civil da Internet que tramita no Congresso Nacional, em função das denúncias divulgadas nos últimos dias. Segundo ele, a intenção é reforçar a proteção dos dados privados dos usuários.
O ministro disse também que, por determinação da presidente Dilma Rousseff, o Brasil irá acionar a Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a questão da interceptação de dados de cidadãos brasileiros. "Além das medidas de caráter interno, nós vamos acionar organismos internacionais, como a ONU. O Brasil não vai limitar isso a uma questão bilateral. A vulnerabilidade é um problema de todos", disse Bernardo.
O ministro avaliou achar "difícil" que empresas brasileiras estejam envolvidas no caso de espionagem. "Se alguma empresa brasileira tivesse participado, isso já teria vazado há muito tempo. Mas, se houver alguém envolvido, ele com certeza será punido após a investigação que está sendo realizada pela Polícia Federal", completou.
Realmente eu como cidadão não me sinto mais seguro com isto. Mas é um começo, devemos admitir. Se esse projeto realmente funcionar e for feito de forma rigorosa, o que se espera é que possamos navegar tranquilos e seguros, sem precisar se preocupar com o que será visto pelas agências de "segurança" americana.
http://www.portalgsti.com.br/2013/07/governo-tem-projeto-contra-espionagem.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário