FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC
PROGRAMA
DE POS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSO
MESTRADO
PROFISSIONAL EM GESTÃO E TECNOLOGIA INDUSTRIAL
|
FERNANDO
AUGUSTO ALMEIDA NEVES
HECIO
BRUNO DE OLIVEIRA SILVA
ESTUDO
DE VIABILIDADE DE UM PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: DRIVE MY LIFE
Salvador
2013
FERNANDO
AUGUSTO ALMEIDA NEVES
HECIO BRUNO DE
OLIVEIRA SILVA
ESTUDO DE VIABILIDADE
DE UM PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: DRIVE
MY LIFE
Trabalho apresentado como
pré-requisito parcial para a aprovação na disciplina de Estudo da Viabilidade
Técnica, Econômica e Comercial de Oportunidade para a Inovação, do curso de
Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial do SENAI CIMATEC, sob a
orientação do Professor Dr. Francisco Uchoa Passos.
Salvador
2013
SUMARIO EXECUTIVO
Descrição
da Inovação Tecnológica
A principal preocupação da Drive
Corporation foi o desenvolvimento de um produto de fácil compreensão e utilização,
tanto pelos usuários (donos de veículos) como pelos clientes (lojas de som
automotivo), com especial atenção aos aspectos de multifuncionalidade (som e
multimídia), adaptação a qualquer veículo, e facilidade na instalação e
operacionalização. Nesse sentido, o produto atende a essas especificações e
requisitos.
O DriveMyLife traz o diferencial de conectividade e recursos práticos
e sofistacados que o definem como sendo uma central de controle em um veículo.
Nele o usuário tem acesso a funções de ajuste do carro, além de uma central de
entretenimento completa.
O DriveMyLife suporta conexão
simultânea com até 5 aparelhos. É possível ouvir músicas, ver fotos, vídeos,
fazer ligações pelo sistema de som do carro e até acessar aplicativos que estão
instaladas no celular.
O primeiro aplicativo compatível é
o Stitcher, um agregador de podcasts (arquivos
de áudio digital) disponível para Android e iOS. O usuário também poderá
conectar no seu smartphone e então será possível gerenciar os programas pelo display touchscreen do DriveMyLife
(podendo inclusive baixar novos episódios através da rede de dados do celular).
Pra completar, o sistema possui uma entrada USB para pen drives e uma
auxiliar (geralmente utilizada em câmeras point-and-shoot).
O DriveMyLife reproduz vídeos em diversos formatos, então o usuário pode
colocar um vídeo no pendrive e assistir na tela dele.
Justificativa
da InovaçãoTecnológica
O mercado automobilístico no Brasil
vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, assim como a procura por um
som automotivo que atenda as necessidades de cada consumidor. A Drive Corporation realizou pesquisas e
estudos com os consumidores para identificar suas necessidades e preferências,
levando sempre em conta a entrega de um produto multifuncional e com qualidade.
A principal vantagem do DriveMylife é
permitir que o usuário tenha um
inovador sistema de entretenimento automóvel que permite uma total integração
entre o automóvel e o seu telemóvel, possuindo como principais atrativos: uma
tela LCD touch screen de 7" que reproduz vídeos, fotos, músicas,
aplicativos de smartphones e tablets, rádio AM/FM, GPS, além de fazer ligações.
O dispositivo é de fácil
utilização, com menus intuitivos e que oferecem visualização didática.
1. IDENTIFICAÇÃO
DE OPORTUNIDADES E COMPETÊNCIAS PARA A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
A Drive
Corporation está situada em um ponto estratégico no Centro Industrial de
Aratu (CIA), no município de Simões Filho/BA, e seu objetivo é conquistar o
entusiasmo dos clientes com seus produtos. Esse conceito tem como base a
consolidação de ações e programas de inovações, que busca estabelecer a Drive Corporation em seu segmento de
mercado.
A empresa possuirá consultores especializados que
orientarão os clientes com relação ao produto, sempre colocando em primeiro
lugar as suas necessidades, com total transparência quanto a custo e benefício.
Para avaliar a satisfação dos clientes a Drive
Corporation realizará contatos programados de pós-venda. Essa forma de se
interessar, orientar, trabalhar e se comunicar estabelece uma forte relação de
confiança e imagem de integridade, fundamental para manter a fidelidade dos
clientes.
Atividades sociais junto à natureza contribuem para
criar um ambiente de cordialidade, integração e relacionamento entre os
funcionários que se reflete posteriormente em suas atividades profissionais. A
valorização do ser humano é o princípio do alicerce que sustentará a Drive Corporation.
Dessa forma, a empresa contará com uma equipe
altamente motivada, aptas a fornecer soluções criativas e garantindo a
eficiência dos produtos.
Portanto, crescimento sustentável, rentabilidade e responsabilidade
socioambiental são as palavras-chave de nossa estratégia empresarial. É a
partir da atuação nesses três pilares que construímos a Missão e a Visão 2023,
de forma transparente e com olhos atentos ao que acontece no setor de
eletrônicos.
Missão
Disponibilizar
soluções inovadoras em acessórios audiovisuais para nossos clientes que estão
em sintonia com o foco dos consumidores.
Visão
Consolidar-se no mercado brasileiro como empresa de
referência no setor de acessórios automotivos, proporcionar qualidade acima da
média, promovendo o aprimoramento de tecnologias e de nossos funcionários, além
de firmar parcerias com clientes e fornecedores e desenvolver novos produtos continuadamente.
1.1 Análise
S.W.O.T.
Quadro 01
Ambiente Interno
|
Ambiente Externo
|
Pontos Fortes
ü Preço competitivo.
ü Fornecedores de boa
reputação.
ü Excelente campanha de
marketing.
ü Produto novo e nacional.
ü Facilidades nas formas de
pagamento oferecidas.
ü Possui pessoal capacitado
para desenvolver as atividades na empresa.
|
Oportunidades
ü Os concorrentes têm praticado preços mais elevados em
produtos com características similares.
ü Crescente interesse pela compra de eletrônicos
inovadores.
ü Aumento contínuo das vendas de veículos na Bahia e no
Brasil.
|
Pontos Francos
ü Falta de certificação do
produto/empresa (ISO, selos).
ü Investimento elevado em
atualização tecnlógica.
ü Quadro de especialista
reduzido.
|
Ameaças
ü
Existem
diversos produtos similares fabricados pelos concorrentes, e consequentemente
haverá a propensão dos compradores adquirirem os produtos substitutos.
ü
Falta
de confiança do consumidor por ser uma empresa nova.
ü
Aumento
do poder de barganha dos clientes, em virtude do volume das compras e a
existência de produtos substitutos.
ü
Grandes concorrentes consolidados
com lojas físicas, além da virtual.
|
Fonte: Elaborado pelos autores
1.2 Análise
da cadeia de valor da empresa
A partir do modelo genérico de cadeia de valor
representado na Figura 01 abaixo, foi possível analisar a estrutura de negócio
da Drive Corporation e identificar as
atividades que a empresa realizará com o objetivo de criar produtos de valor
aos seus clientes.
Figura 01
Cadeia de Valor (Porter)
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_de_valor
Com base nesse estudo foi possível concluir que as
atividades que agregam maior valor ao produto são:
a) Operações: pois é a través da montagem dos componentes eletrônicos
de maneira precisa e com testes de qualidade que o DriveMyLife se torna um produto
de valor adicionado superior aos concorrentes.
b) Marketing
e Vendas: a promoção do DriveMyLife
em programas de publicidade e demais operações de promoção junto aos clientes,
focando a sua multifuncionalidade, certamente também é uma atividade que agrega
bastante valor ao produto.
1.3 Análise
dos pontos fortes e fracos da empresa para empreender inovações tecnológicas
A inovação tecnológica para esse tipo de acessório
automotivo deve ser um processo contínuo, pois produtos inovadores são lançados
permanentemente no mercado.
Com o objetivo de manter a competitividade no
mercado, a Drive Corporation possui
parceria com seus fornecedores para aquisição de tecnologias novas dos
componentes eletrônicos, investimento contínuo em P&D, e consultoria
especializada para acompanhar a movimentação do mercado nos aspectos das
vendas, demandas, concorrência, etc.
Um fator que representa um risco para a empresa nesse
quesito de inovação tecnológica é o quadro reduzido de especialistas, pois se
acontecer um índice elevado de movimentação desses profissionais
(demissões/admissões) poderá trazer prejuízos importantes para o
empreendimento.
1.4 Priorização
do produto a ser inovado
O aumento constante das vendas de veículos, o aumento
da renda da população brasileira e o crescimento da demanda por produtos
eletrônicos cada vez mais inovadores foram os motivos para a priorização do DriveMyLife.
1.5 Comparação
das competências atuais com as competências necessárias para a realização da
inovação pretendida
A partir das tecnologias existentes, os idealizadores
do empreendimento desenvolveram sua própria tecnologia a partir dos
conhecimentos especializados que possuem de eletrônica, tecnologia da
informação e engenharia da computação. O produto é modificado com a inclusão de
novas funcionalidades e novo design.
Registre-se que a produção e comercialização do DriveMyLife será realizada por uma
empresa nova.
1.6 Previsões
“funções do produto X tecnologias necessárias”
O DriveMyLife possui ícones para várias funções: navegação GPS; telefone
com comando por voz que permite aos usuários fazer chamadas com segurança
durante a condução; procurar, tocar música e controlar outras funções, apenas
através de comunicação vocal; pode armazenar até 60 favoritos, incluindo
estações de rádio (AM / FM / XM), contatos, destinos, música e outros conteúdos
de mídia; executar vídeos, textos, tabelas e imagens em várias extensões; acesso
automático a serviços de assistência, emergência médica, rastreio, em caso de
furto e diagnóstico do automóvel.
O DriveMyLife é um sistema que
utiliza tecnologia de conexões Bluetooth, USB ou cabo PS1, além de touch screen
e decodificação de voz.
2. PLANEJAMENTO
DO PROJETO DO PRODUTO
O planejamento do produto consistiu num processo para
apoiar a definição do projeto que foi desenvolvido, em termos da idéia do
produto, tecnologias, volume de produção, retorno de investimento, entre outras
características para obter informações para a aprovação, ou não, do projeto.
2.1 Projeções
de demanda para o produto
As projeções de demanda para o produto foram
realizadas com base na frota de automóveis que existe atualmente no Estado da
Bahia, tendo em vista que primeiramente será focado o mercado baiano e
gradativamente os demais estados brasileiros.
Quadro 02
Estados do Brasil por frota de automóveis (2012)
Posição
|
Estado
|
Frota de Automóveis do
Estado
|
1
|
São Paulo
|
14.880.771
|
2
|
Minas
Gerais
|
4.602.143
|
3
|
Rio de
Janeiro
|
3.621.367
|
4
|
Paraná
|
3.527.525
|
5
|
Rio Grande
do Sul
|
3.392.848
|
6
|
Santa
Catarina
|
2.281.766
|
7
|
Goiás
|
1.399.670
|
8
|
Bahia
|
1.301.065
|
9
|
Distrito
Federal
|
1.040.026
|
10
|
Pernambuco
|
1.010.257
|
11
|
Ceará
|
808.892
|
12
|
Espírito
Santo
|
747.856
|
13
|
Mato Grosso
do Sul
|
533.427
|
14
|
Mato Grosso
|
494.835
|
15
|
Pará
|
418.057
|
16
|
Rio Grande
do Norte
|
396.831
|
17
|
Paraíba
|
376.456
|
18
|
Maranhão
|
307.803
|
19
|
Amazonas
|
304.077
|
20
|
Alagoas
|
253.554
|
21
|
Sergipe
|
243.732
|
22
|
Piauí
|
230.095
|
23
|
Rondônia
|
194.190
|
24
|
Tocantins
|
143.847
|
25
|
Acre
|
61.928
|
26
|
Amapá
|
59.772
|
27
|
Roraima
|
49.321
|
Total
|
BRASIL
|
42.682.111
|
Fonte: Denatran
A expectativa é que no primeiro a empresa venda o
equivalente a 1% da frota da Bahia, com crescimento de 10% pelos próximos dois
anos e estabilização no terceiro ano.
Sendo assim, a empresa terá uma capacidade instalada
de 16.000 unid/ano e produção de 12.000 unidades no primeiro ano, 13.200
unidades no segundo ano e 14.520 unidades a partir do terceiro ano.
2.2 Informações
de pré-viabilidade para o produto
O mercado alvo inicial do DriveMyLife serão as lojas de som automotivo, com potencialidade de
expandir para as montadoras de veículos.
Destaque-se que existem mais de 350 lojas de
acessórios para automóveis que vendem equipamentos de som automotivo na Bahia.
2.3 Estimativa
do ciclo de vida econômico do produto (horizonte de tempo de duração total do
projeto)
Embora o produto faça parte de um mercado no qual as
inovações tecnológicas acontecem numa rapidez muito grande, o DriveMyLife terá seu ciclo de vida econômico
de cinco anos. Para isso, e seguindo as práticas do mercado, serão estudas
novas funcionalidades para ser incrementadas no produto ao longo desse período,
a fim de que o mesmo não se torne obsoleto e cumpra o ciclo de vida econômico
estimado.
2.4 Pré-avaliações
técnica, econômica e comercial do projeto (estimativas)
Do ponto de vista técnico, o DriveMyLife apresenta
viabilidade, demonstrando-se perfeitamente exequível com relação à sua montagem
e o funcionamento de uma central multimídia a partir do gerenciamento de
conexões múltiplas.
A estratégia de marketing da Drive
Corporation visa a ganhar mercado de forma rápida, focando primeiramente o
estado da Bahia e gradativamente os demais estados brasileiros. Os principais
fundamentos de marketing foram considerados em um plano que têm a intenção de
atingir tanto os usuários como as lojas de som automotivo. Além disso, a
empresa buscará a consolidação do produto no mercado como um equipamento
funcional e de qualidade através do pós-venda.
A implantação do projeto, dentro dos planos e
condições preestabelecidos, resultará num empreendimento de alta rentabilidade
e em retorno aos sócios, quando se comparam as diversas oportunidades
financeiras existentes no mercado. A
operação, quando adotada apenas na Bahia, resultará em:
VPL (05 anos): R$ 2,8 milhões
TIR: 43%
Pay-back: 2,06 anos
ROI: 41%
2.5 Descrição
das etapas do projeto técnico do produto
• Geração
do Conceito
Central multimídia para veículos que possua
quantidade de funcionalidades superior as existentes no mercado.
• Triagem
dos Conceitos
Substituição da tela convencional pela tela touch
screen;
Acréscimo de executores de todos os aplicativos de
smartphone e tablet;
Acréscimo de acesso à internet por meio do smartphone
ou tablet;
Acréscimo de decodificador de voz;
Utilização somente em automóveis.
• Conceito
Final
Composto de central multimídia universal; reprodução
de mídias: dvd-r/rw, e cd-r/rw em diversos; entrada USB; sistema bluetooth;
conexão para ipod; tela de 7"; resolução da tela 800 x 480; formato da
tela widescreen; touch screen; sistema de navegação via satélite – GPS; função
ouvir música ou assistir tv/dvd enquanto navega no GPS ou vice-versa; sistema
de som 5.1; ajuste de brilho; entrada auxiliar traseira rca(áudio e vídeo);
saída auxiliar traseira RCA (áudio e vídeo); entrada de vídeo para câmera
traseira com acionamento automático; entrada para sensor de estacionamento; 05
saídas pré amplificada RCA; magazine virtual para 6 discos; memória de ponto de
interrupção; mecanismo anti-impacto; receptor AM/FM; controle remoto;
alimentação 12v.
O Produto tem como finalidade centralizar várias
mídias e conexões em um único aparelho.
• Projeto
Preliminar
Figura 02
Projeto Preliminar

Fonte: Adaptação Pósitron
• Protótipo
Figura 03
Protótipo – Vista da Parte Traseira
Fonte: Adaptação Pósitron
Figura 04
Protótipo – Vista dos componentes macro
Fonte: Adaptação Pósitron
• Projeto
Final
O DriveMyLife
tem o diferencial de conectividade e recursos práticos para a utilização. Com
tecnologia Bluetooth, recursos de viva-voz e áudio streaming é possível ouvir
música e falar ao celular de maneira rápida e segura. Além disso, o aparelho
tem um indicador de SMS que avisa quando as mensagens são recebidas. Ainda
através da tecnologia Bluetooth, ao se emparelhar o som automotivo com um
smartphone é possível acessar conteúdos de sites que reproduzem áudio. Tudo
isso agrega valor ao produto e torna a empresa mais competitiva.
Figura 05
Projeto Final
Fonte:
Adaptação Pósitron
2.6 Orçamento
preliminar do projeto (estimativa)
Quadro 03
INVESTIMENTOS
|
VALOR (R$)
|
(Fixos)
|
2.685.000,00
|
· Desenvolvimento total do Produto
(investimentos+despesas)
|
150.000,00
|
· Terrenos
|
300.000,00
|
· Construções (ajustes)
|
1.300.000,00
|
· Equipamentos produtivos
|
850.000,00
|
· Veículos
|
0,00
|
· Móveis e Utensílios
|
85.000,00
|
· Outros (combustível, impressão
gráfica, papel)
|
0,00
|
(Circulantes)
|
402.750,00
|
· Capital de Giro
|
402.750,00
|
· Estoques Iniciais
|
0,00
|
· Outras despesas iniciais
|
0,00
|
INVESTIMENTO TOTAL
|
3.087.750,00
|
2.7 Descrição
da estrutura organizacional para a execução do projeto
A
estrutura funcional foi definida com base nas três áreas-chave da empresa,
ocupadas pelos sócios fundadores. Foram consideradas também a previsão de
crescimento da empresa e a correspondente demanda por aumento do quadro
funcional.
Figura 06
Organograma da Drive Corporation
A empresa terá uma estrutura funcional enxuta (20 pessoas), com estilo de
gestão moderno e ágil, previsão de participação de funcionários nos resultados,
e outros incentivos que atraem os melhores profissionais do mercado.
3. AVALIAÇÃO
ECONÔMICO-FINANCEIRA DO PROJETO DE INOVAÇÃO
A avaliação econômico-financeira tem como objetivo
principal subsidiar o processo de tomada de decisão para o investidor. Logo,
essa avaliação é representada por meio de um conjunto de técnicas por meio das
quais, são calculados os parâmetros de comportamento dos resultados financeiros
do projeto. Para isso, essa fase utilizou os resultados dos orçamentos como parâmetros
de avaliação financeira do projeto, sendo utilizado para análise como
principais indicadores o valor presente líquido (VPL), a taxa interna de
retorno (TIR) e o payback.
3.1 Receitas
do projeto (quantidades vendidas e preços de venda previstos)
Quadro 04
ITEM
|
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
ANO 4
|
ANO 5
|
Capacidade Instalada
|
16.000
|
16.000
|
16.000
|
16.000
|
16.000
|
Quantidade Produzida Ano
|
12.000
|
13.200
|
14.520
|
14.520
|
14.520
|
Preço Unitário
|
700,00
|
700,00
|
700,00
|
700,00
|
700,00
|
Fonte: Elaboração dos autores
Conforme citado no item 2.1, as quantidades
projetadas para venda foram estimadas com base na frota de veículos da Bahia,
adotando-se um aumento nas vendas de 10% por ano, com estabilização no Ano 3.
Já o preço de venda foi formado com base nos
custos/despesas projetados e nos preços praticados no mercado para produtos
similares.
3.2 Custos
operacionais fixos e variáveis
Quadro 05
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
ANO 4
|
ANO 5
|
|
CUSTO
DOS PRODUTOS VENDIDOS
|
-3.679.200,00
|
-4.010.400,00
|
-4.374.720,00
|
-4.374.720,00
|
-4.374.720,00
|
·
Matérias Primas
|
-2.940.000,00
|
-3.234.000,00
|
-3.557.400,00
|
-3.557.400,00
|
-3.557.400,00
|
·
Materiais Secundários
|
0,00
|
0,00
|
0,00
|
0,00
|
0,00
|
·
Embalagens
|
-120.000,00
|
-132.000,00
|
-145.200,00
|
-145.200,00
|
-145.200,00
|
· Mão
de obra
|
-204.000,00
|
-204.000,00
|
-204.000,00
|
-204.000,00
|
-204.000,00
|
·
Encargos Sociais
|
-163.200,00
|
-163.200,00
|
-163.200,00
|
-163.200,00
|
-163.200,00
|
·
Outros
|
-252.000,00
|
-277.200,00
|
-304.920,00
|
-304.920,00
|
-304.920,00
|
DESPESAS
DA OPERAÇÃO
|
-652.389,60
|
-677.589,60
|
-705.309,60
|
-705.309,60
|
-705.309,60
|
·
Comerciais e Vendas
|
-252.000,00
|
-277.200,00
|
-304.920,00
|
-304.920,00
|
-304.920,00
|
·
Gerais e Administrativas
|
-254.889,60
|
-254.889,60
|
-254.889,60
|
-254.889,60
|
-254.889,60
|
·
Depreciação
|
-145.500,00
|
-145.500,00
|
-145.500,00
|
-145.500,00
|
-145.500,00
|
CUSTO
OPERACIONAL TOTAL
|
-4.337.709,60
|
-4.694.109,60
|
-5.086.149,60
|
-5.086.149,60
|
-5.086.149,60
|
Custo
Fixo
|
773.709,60
|
773.709,60
|
773.709,60
|
773.709,60
|
773.709,60
|
Custo
Total
|
4.337.709,60
|
4.694.109,60
|
5.086.149,60
|
5.086.149,60
|
5.086.149,60
|
Fonte: Elaboração dos autores
Os custos foram calculados utilizando as seguintes
premissas:
• Matérias
Primas: custo unitário de R$ 245,00
multiplicado pela quantidade produzida, conforme Quadro 04.
• Embalagens: custo unitário de R$ 10,00 multiplicado pela quantidade
produzida, conforme Quadro 04.
• Mão-de-obra
e Encargos Sociais:
Considerou-se um total de 20 funcionários com um custo médio unitário de R$
850,00/cada/mês e encargos na proporção de 80% do salário bruto.
• Outros: Corresponde a outras despesas operacionais tais
como manutenção, energia elétrica, etc. Foi adotado um percentual de 3% sobre a
receita bruta.
• Comerciais
e Vendas: Percentual de 3% sobre a receita
bruta (fretes, descontos e comissões).
• Gerais
e Administrativas: Corresponde a
despesas com telefone, material de escritório, manutenção, seguro, etc. Foi
adotado um valor que corresponde a aproximaamente 3% da receita bruta.
• Depreciação: Conforme descrito no item 3.4 adiante.
3.3 Investimentos
de capital em ativos permanentes (máquinas, equipamentos, instalações e
dispositivos para a inovação tecnológica)
Conforme disposto no item 2.6, o orçamento consta
detalhamente como ocorrerá a aplicação dos recursos em ativos permantes.
3.4 Estimativas
de valor residual para ativos permanentes
Para efeito de projeções foram considerados os
percentuais de depreciação linear adotados na legislação brasileira observando
a classificação de cada ativo. Não foi considerado valor residual, em razão de
ter sido adotado um cenário conservador para as projeções.
3.5 Estimativas
de capital de giro inicial e de necessidades de capital de giro como
percentagem das vendas
O capital de giro inicial estimado foi de o
equivalente a 15% do investimento fixo e a necessidade de capital de giro como
percentagem das vendas é de 5%, já que a quase totalidade dos insumos são
financiados pelos fornecedores.
3.6 Financiamentos
(próprios/de terceiros) previstos para o projeto
O projeto será implantado com recursos próprios e com
o financiamento do Banco do Nordeste, na proporção de 10% e 90%
respectivamente.
3.7 Fluxo
de caixa do projeto
Figura 07
Fonte: Elaboração dos autores
O gráfico representa o fluxo de caixa simples (FCS) e
o Fluxo de Caixa Acumulado (FCA) do projeto. O fluxo de caixa anual foi
calculado somando-se a depreciação com o resulto líquido do ano.
Os fluxos demonstrados no gráfico acima foram obtidos
com base nas seguintes projeções:
Quadro 06
Fluxo 0
|
Fluxo 1
|
Fluxo 2
|
Fluxo 3
|
Fluxo 4
|
Fluxo 5
|
|
RECEITA
|
8.400.000,00
|
9.240.000,00
|
10.164.000,00
|
10.164.000,00
|
10.164.000,00
|
|
= RECEITA LÍQUIDA
|
6.132.000,00
|
6.745.200,00
|
7.419.720,00
|
7.419.720,00
|
7.419.720,00
|
|
INVESTIMENTO TOTAL
|
-3.087.750,00
|
|||||
CPV
|
-3.679.200,00
|
-4.010.400,00
|
-4.374.720,00
|
-4.374.720,00
|
-4.374.720,00
|
|
· Matérias Primas
|
-2.940.000,00
|
-3.234.000,00
|
-3.557.400,00
|
-3.557.400,00
|
-3.557.400,00
|
|
· Materiais Secundários
|
0,00
|
0,00
|
0,00
|
0,00
|
0,00
|
|
· Embalagens
|
-120.000,00
|
-132.000,00
|
-145.200,00
|
-145.200,00
|
-145.200,00
|
|
· Mão de obra
|
-204.000,00
|
-204.000,00
|
-204.000,00
|
-204.000,00
|
-204.000,00
|
|
· Encargos Sociais
|
-163.200,00
|
-163.200,00
|
-163.200,00
|
-163.200,00
|
-163.200,00
|
|
· Outros
|
-252.000,00
|
-277.200,00
|
-304.920,00
|
-304.920,00
|
-304.920,00
|
|
DESP. OPERACIONAIS
|
-652.389,60
|
-677.589,60
|
-705.309,60
|
-705.309,60
|
-705.309,60
|
|
· Comerciais e Vendas
|
-252.000,00
|
-277.200,00
|
-304.920,00
|
-304.920,00
|
-304.920,00
|
|
· Gerais e Administrativas
|
-254.889,60
|
-254.889,60
|
-254.889,60
|
-254.889,60
|
-254.889,60
|
|
· Depreciação
|
-145.500,00
|
-145.500,00
|
-145.500,00
|
-145.500,00
|
-145.500,00
|
|
CUSTO OPERAC. TOTAL
|
-4.337.709,60
|
-4.694.109,60
|
-5.086.149,60
|
-5.086.149,60
|
-5.086.149,60
|
|
IMPOSTOS
|
-546.243,12
|
-623.283,12
|
-708.027,12
|
-708.027,12
|
-708.027,12
|
|
· IR
|
-540.123,12
|
-617.163,12
|
-701.907,12
|
-701.907,12
|
-701.907,12
|
|
· Contribuição Social
|
-6.120,00
|
-6.120,00
|
-6.120,00
|
-6.120,00
|
-6.120,00
|
|
· Outros
|
||||||
LUCRO LÍQUIDO
|
-3.087.750,00
|
1.254.167,28
|
1.433.927,28
|
1.631.663,28
|
1.631.663,28
|
1.631.663,28
|
4. DECISÃO QUANTO À EXECUÇÃO DO PROJETO
A partir da aplicação dos conhecimentos, técnicas e
ferramentas, foi possível perceber que o produto objeto deste estudo,
apresenta-se viável no cenário adotado.
Levando em consideração a geração de caixa, a empresa
oportunizará o retorno do
investimento realizado pelos sócios em 2,06 anos
(payback), isto é, demonstrando estar dentro do prazo médio de mercado para
retorno de investimentos neste tipo de negócio.
Assim com base nos dados projetados, apresenta-se a
seguir a demonstração do cálculo do ponto de equilíbrio
Quadro 07
ANO 1
|
ANO 2
|
ANO 3
|
ANO 4
|
ANO 5
|
|
Receita Líquida
|
6.132.000,00
|
6.745.200,00
|
7.419.720,00
|
7.419.720,00
|
7.419.720,00
|
Custo Variável
|
3.564.000,00
|
3.920.400,00
|
4.312.440,00
|
4.312.440,00
|
4.312.440,00
|
Custo Fixo
|
773.709,60
|
773.709,60
|
773.709,60
|
773.709,60
|
773.709,60
|
Custo Total
|
4.337.709,60
|
4.694.109,60
|
5.086.149,60
|
5.086.149,60
|
5.086.149,60
|
Margem de Contribuição
|
2.568.000,00
|
2.824.800,00
|
3.107.280,00
|
3.107.280,00
|
3.107.280,00
|
Ponto de Equilíbrio
|
30%
|
27%
|
25%
|
25%
|
25%
|
Fonte: Elaboração dos autores
Com base nos cálculos e demonstrativos no Quadro 07,
observa-se que a empresa atingirá seu ponto de equilíbrio, ou seja, não estará
incorrendo em prejuízos, na medida em que sua receita líquida de vendas durante
os anos de 1 a
3 atingir 30%, 27%% e 25%, respectivamente, da receita líquida inicialmente
projetada. Considerando o ponto de equilíbrio por unidade vendida, calculou-se
para o primeiro ano uma quantidade mínima de venda de 3.615 unidades para a
empresa não ter prejuízo.
Quadro 08
INDICADORES
|
|
VPL
|
R$
2.856.818,80
|
ROI
|
41%
|
TIR
|
43%
|
S
|
132%
|
I.R.
|
93%
|
Fonte: Elaboração dos autores
A taxa interna de retorno, considerando os fluxos de
caixa descontados, será de 43%, ratificando que o produto gerará retorno, acima
do esperado, considerando uma taxa de desconto de 10%, taxa essa definida com
base nos retornos médios que estão sendo obtidos em aplicações de renda fixa no
mercado fianceiro.
Analisando o VPL e a TIR em conjunto, verificamos que
ambos são positivos e demonstram um retorno excelente do investimento ao final
de cinco anos. O valor residual do negócio no fim do período, usando uma taxa
de desconto de 10%, correspondente a R$ 2,85 milhões, que é a remuneração
adequada para negócio e equivale a 93% do investimento inicial conforme cálculo
do I.R.
Confirmando a rentabilidade do projeto, o ROI e o
índice de sensibilidade econômica também apresentaram resultados excelentes,
demonstrando que o investimento terá um retorno bem superior ao mercado
financeiro.
Por fim, diante do cenário econômico, as boas
perspectivas do setor e o estudo técnico e econômico-financeiro, pode-se
concluir que o projeto está bem fundamentado e apresenta possibilidade de
retorno bastante atrativa diante da sua viabilidade.
REVISÃO
BIBLIOGRÁFICA
BRITO, Paulo. Análise
e viabilidade de projetos de investimentos. Atlas, 2003.
www.sebrae.com.br
www.wikipedia.com.br
www.positron.com.br
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