Já se sabe que o trabalho dignifica o homem. Essa é uma expressão que
aprendemos desde cedo, quando ainda jovens, concluindo a faculdade e
pesquisando o mercado sobre as oportunidades de trabalho. Muitos buscam
as primeiras vagas que surgem, independente de olhar para o futuro,
outros são mais planejados, procuram entender até que ponto podem
crescer na vaga ofertada.
O mercado de trabalho em TI é muito competitivo e dinâmico, onde o
profissional precisa se qualificar e se atualizar com as novas
tecnologias com certa habitualidade para não correr o risco de ficar
“obsoleto” e perder bons salários por falta de atualização.
Entretanto, a nova geração tem um pique para aprender novas tecnologias
que nossos antepassados nunca viram. Eles já nasceram com a internet,
estão conectados com o mundo diariamente e possuem facilidade de
aprender com os novos desafios. Os jovens de hoje buscam reconhecimento
de seus esforços em um curto espaço de tempo, o que pode prejudicar ou
beneficiar, dependendo do perfil da empresa onde trabalham.
Todavia, em um modo geral, devemos trabalhar sempre pensando em almejar
um objetivo. Alguns sonham em trabalhar para ser coordenador de TI,
outros em serem chefes de equipes de segurança da informação.
Você vai
encontrar quem fale que tem o objetivo de meramente estar empregado e
que a empresa o não dispense (as pessoas acham que isso é uma meta a
longo prazo). Mas, raramente, você vai escutar: “eu quero trabalhar para ser um LÍDER!“.
O que leva as pessoas a não pensarem em ser um Líder e sim, em ser um
Chefe, é a falta de conhecimento ou informação pela diferença entre
eles. Não vou entrar na área do marketing nem dos princípios que regem a
administração de empresas, somente vou comentar algo sobre eles que vai
fazer você refletir e até, quem sabe, descobrir que você já é um líder e
não sabe!
Normalmente, a geração passada, aqueles conhecidos como a geração x
(isso mesmo meus amigos, e aí eu me incluo, pois são as pessoas que
nasceram antes da década de 80) almejavam trabalhar para um dia ser
Chefe e mandar no setor onde trabalhavam. Parecia que era bonito ser uma
pessoa dando ordens para serem cumpridas, recebendo relatórios em sua
mesa e tendo uma secretária para lhe oferecer boas xícaras de café.
Pois bem, esse é o verdadeiro chefe. Ele diz: “Pense”, “vai fazer” e
espera sentado a resposta da ordem dada aos seus subordinados. Você tem
dito essas palavras ultimamente? Então você realmente é um chefe!
Agora, se ao contrário disso, você fala para a sua equipe: “pensamos”,
“vamos fazer”, “nós temos que…” então você é um Líder. Realmente você
tem uma equipe de funcionários e não subordinados. Esse profissional de
hoje, tem a percepção que todos estão no mesmo “barco” e que o sucesso é
de todos assim como o fracasso também. A responsabilidade é dividida
entre todos – líder e liderados.
O líder empolga a todos ao seu redor para mostrar resultados, incentiva o estudo, a pesquisa, a contribuição de ideias (através de brainstorm)
e outras iniciativas que cativam os seus liderados, que passam a
enxergar no seu líder, o leme que dará rumo ao sucesso profissional
deles.
Enquanto que o chefe, dará sempre ordens, será pouco aberto a escutar
seus subordinados e sempre terá o medo de perder o seu emprego para um
subordinado da geração Y – os antenados na tecnologia e que possuem boas
ideias empreendedoras.
E aí, vai continuar a ser chefe ou prefere ser um Líder?!
Fonte: Profissionais TI
http://www.sorocabati.com.br/noticia/gestao-em-ti-trabalhar-para-ser-chefe-ou-lider?goback=.gde_145755_member_260642594#!
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