No lugar do lápis com a ponta perfeitamente amolada, quadro de giz e
caderno de exercícios, o cenário da educação cada vez mais ganha novos
artefatos e estratégias que envolvem a tecnologia a serviço do
aprendizado. Esta quebra de paradigma permite o avanço do que muitos
consideram como essencial para promoção do ensino para todos: a Educação
a Distância, ou EAD, debatida por especialistas de todo mundo durante o
19º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, realizado de 9
a 12 de setembro, no Centro de Convenções da Bahia.
Quase dois mil participantes de 26 estados brasileiros e 17 países,
além de 60 expositores, promovem uma troca de experiências envolvendo
pesquisas e estudos de caso com realidade virtual, realidade aumentada,
jogos, e-learning e uma série de outras possibilidades para favorecer o
aprendizado a distância. “Não há linha pedagógica fechada para EAD. O
esforço é para promover um ensino de qualidade, independente e
continuado”, defendeu o presidente da Associação Brasileira de Ensino a
Distância, professor Fedric Litto. O reitor da Universidade Federal do
Recôncavo, Paulo Gabriel Nacif, lembrou que o ideal é que a educação se
dê em todos os espaços. “Não há como levar formação como entendemos da
forma tradicional a todos os municípios com a mesma qualidade. É
essencial criar um ambiente educativo amplo, e a EAD proporciona isso”,
reconheceu.
Na cerimônia de abertura, representantes de instituições de ensino,
SENAC, SENAI, Senado Federal, Câmara de Deputados, Ministério da
Educação, Secretarias Estadual e Municipal da Educação, e Instituto
Anísio Teixeira reforçaram a necessidade de compreender a EAD como
estratégia essencial para promoção da educação e consequente
desenvolvimento da sociedade. Para isto, porém, há questões relacionadas
à infraestrutura de tecnologia que também foram levantadas na abertura
do congresso. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) destacou a importância
do país em ampliar o acesso à internet e banda larga para maior
capacidade de expansão do ensino à distância. "Esta expansão é
fundamental inclusive como um insumo básico, sendo decisiva para a
atração de novas indústrias, que precisam de trabalhadores capacitados
para operar equipamentos cada vez mais modernos", defendeu. O senador
lembrou, inclusive, dos projetos desenvolvidos pela FIEB, através do
SESI e SENAI, na capacitação profissional e elogiou os cursos técnicos à
distância como forma de elevar a qualidade da força de trabalho na
Bahia.
A representante do Departamento Nacional do SENAI, Paula Martini,
reforçou a importância dos projetos de EAD para o desenvolvimento da
indústria nacional, formando e capacitando profissionais através de
cursos técnicos, de pós-graduação, qualificação, educação básica e
continuada. “EAD é um meio privilegiado para aumentar qualidade de
trabalho em regiões onde a indústria avança e nem sempre há centros
presenciais de formação”, explicou. Para o gerente da área de Inovação e
Tecnologias Educacionais do SENAI-BA, Ricardo Lima, é preciso
compreender que o perfil do estudante mudou e, por isso, há uma demanda
por modelos educacionais diferentes, que favoreçam o interesse e a
apreensão de conteúdo por parte deste novo aluno. Um dos keynote
speakers do evento, Lima demonstrou em sua apresentação como a promoção
da educação com inovação pode contribuir para ampliação de
competitividade. “Ao desenvolver estratégias educacionais que incluam
interação e colaboração, a educação se torna mais atraente, o que
favorece e evasão menor, absorção de conteúdo maior e desenvolvimento de
soft skills, que significam habilidades para interagir no mundo
virtual, já que preparamos alunos para participar de projetos globais,
por exemplo”, detalhou.
Durante a apresentação “Inovar para Educar”, o representante do
SENAI-BA ainda mostrou como a instituição desenvolveu projetos
vitoriosos de EAD para alunos cegos e surdos, e demonstrou que a
utilização da cultura de gaming no processo educativo pode ampliar o
interesse dos alunos pelo estudo. Através da Gincana EBEP, desenvolvida
pela instituição, houve incremento de 35% na avaliação diagnóstica dos
estudantes participantes do projeto. No stand do SENAI e SESI, montado
no 4º andar do Centro de Convenções, os visitantes podem experimentar os
jogos desta gincana, além de outros projetos de EAD das duas unidades,
relacionados a processos de aprendizado básico, como SESI Matemática e
Alfabetização Solidária, além do uso de realidade virtual para
qualificação profissional.
http://www.senai.fieb.org.br/
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