Laboratório de automação do ITA: um número maior de alunos terá acesso a estas instalações
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, uma das principais escolas de engenharia do país, vai entrar numa nova fase. Para isso, contará com a ajuda do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nada menos que o melhor do mundo na área
São José dos Campos - A manhã de terça-feira 27 de agosto seria igual a qualquer outra no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, no interior de São Paulo, não fosse a disposição dos alunos em não assistir às aulas. Algo surpreendente, visto que o ITA, uma instituição militar, é reconhecido por ter alunos dedicados, disciplinados e, sobretudo, brilhantes.
A relação candidato-vaga de seu vestibular é
uma das mais altas do Brasil e seus formandos são disputados a tapa no
mercado. “Busco sempre contratar gente do ITA”, diz Alberto Carvalho,
presidente da fabricante de bens de consumo Procter&Gamble no Brasil
e ex-aluno da instituição.
“Os alunos aprendem a lidar com pressão e desenvolvem uma capacidade
técnica impressionante.” Esses alunos pararam para clamar por mudanças.
“O pessoal que foi estudar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT),
de Boston, nos Estados Unidos, pelo Ciência sem Fronteiras, disse que o
curso lá era mais estimulante e tinha mais prática de engenharia do que
aqui, embora a qualidade dos alunos fosse igual”, diz Victor Montalvão,
estudante do 3º ano de computação e um dos líderes do centro acadêmico.
Outra coisa surpreendente: o reitor Carlos Américo Pacheco faz eco às
críticas dos estudantes. “Há uma desvantagem clara em relação aos
melhores cursos de engenharia do mundo”, afirma Pacheco. “O ITA é uma
escola envelhecida.”
Naquela manhã, ele se reuniu com os alunos para ouvi-los. Os estudantes
reclamavam que não têm flexibilidade na grade de disciplinas e que
alguns professores abusam do poder. No ITA, só no último ano há
disciplinas optativas. Não existe, como em outras universidades,
o sistema de créditos, que permite ao aluno se especializar em áreas de
preferência. Além disso, quando um professor reprova um aluno, ele é
desligado da escola.
As reivindicações dos alunos são simbólicas do momento que o ITA vive —
elas chegam em meio a um processo de mudança que é o mais significativo
desde a fundação, em 1950. No centro da reforma está o objetivo de
aumentar o tamanho da instituição. Hoje, a escola tem 600 alunos de
graduação e forma 120 engenheiros por ano. O plano é dobrar esse número.
O vestibular deste ano já ofereceu 50% mais vagas para a graduação.
O número de alunos de mestrado e doutorado também crescerá, de 1 200
atuais para 1 800 até 2017. Os professores, hoje 150, serão 300 — o ITA
vai contratar mais 60 já no ano que vem. Porém, mais do que crescer, a
instituição precisa se atualizar.
Para ajudar nessa tarefa, Pacheco pretende fechar até o fim do ano uma
parceria com o MIT, considerada a melhor escola do mundo na área
tecnológica. De lá virá a inspiração para mudar o currículo dos seis
cursos de engenharia oferecidos. “Já detectamos diversas oportunidades
para melhorar o ensino no ITA”, diz Jaime Peraire, chefe do departamento
de aeronáutica da instiuição americana.
A parceria será uma espécie de retorno às origens: o ITA teve dois
reitores americanos, ex-professores do MIT, na década de 50, quando foi
criado por militares da Força Aérea Brasileira. Na década seguinte, o
ITA forneceu a base de engenheiros que impulsionou a produção de aviões
no país, gerando empresas como a Embraer, fundada como uma estatal em 1969, também em São José dos Campos.
A parceria com o MIT inclui projetos de pesquisa conjuntos e um
intercâmbio maior de professores e alunos. Assim, a escola brasileira
espera dar uma injeção de qualidade na pós-graduação.
A maioria de seus cursos de mestrado e doutorado tem nota 4 na
avaliação do Ministério da Educação, numa escala que vai até 7.
“Melhorar a pós-graduação vai permitir que os novos professores sintam
que podem desenvolver também uma carreira notável como pesquisadores”,
diz Carlos de Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo à
Pesquisa no Estado de São Paulo, ele mesmo um ex-aluno do ITA.
“Isso é o que mais atrai professores de alto nível.” O ITA vai precisar
de professores com mentalidade inovadora para atualizar sua grade de
disciplinas. No ano que vem, a escola definirá os detalhes de um sistema
de créditos que permitirá, em 2015, escolher matérias optativas a
partir do 3º ano da graduação — e não mais no último, como é hoje. As
áreas de conhecimento que mais serão contempladas são engenharia de
sistemas, de inovação e de materiais, cursos que não existem hoje no
ITA.
No plano, está tudo muito bonito, mas, na prática, a mudança sofre com
os nós do setor público no Brasil. “Com seu processo de recrutamento, o
ITA terá dificuldade de contratar professores com as características
adequadas para tocar a modernização”, diz Silvio Meira, outro ex-aluno
da escola e fundador do polo de inovação Porto Digital, em Recife.
Meira integra a Comissão de Planejamento Estratégico criada por Pacheco
depois que ele virou reitor do ITA, no fim de 2011. O próprio Pacheco
sabe que terá dificuldades para tocar o processo. Ele foi secretário
executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia no governo Fernando
Henrique Cardoso e aprendeu a negociar nos gabinetes de Brasília.
“O perfil político de Pacheco foi decisivo para conseguir, nos
ministérios da Defesa e da Educação, a liberação de 300 milhões de reais
para a construção de quatro prédios”, diz Fernando Sakane, vice-reitor
desde 2003. A própria parceria com o MIT, que vem sendo negociada há
mais de um ano, ainda depende de acertos típicos da burocracia.
A expectativa de Pacheco era que a presidente Dilma assinasse um
documento firmando o pacto na viagem oficial que estava programada para
os Estados Unidos em outubro. O cancelamento da viagem foi um balde de
água fria. Mas isso não vai pará-lo. “O MIT é um estímulo, mas vamos
encontrar caminho próprio”, diz Pacheco. Que caminho, reitor? “Uma
escola capaz de despertar a paixão por estudar e empreender.”
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1053/noticias/inspiracao-na-numero-1?page=1&utm_campaign=news-diaria.html&utm_medium=e-mail&utm_source=newsletter
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