Fernando Augusto Almeida Neves

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quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dilma anuncia R$32,9 bi para inovação tecnológica e mira competitividade

Reuters – qui, 14 de mar de 2013

Por Jeferson Ribeiro

BRASÍLIA, 14 Mar (Reuters) - O governo anunciou nesta quinta-feira um plano de inovação tecnológica em diversos setores da economia, que contará com investimentos de 32,9 bilhões de reais, e a criação de uma empresa para coordenar as ações de pesquisa e desenvolvimento.

Ao anunciar o plano, a presidente Dilma Rousseff disse que o país precisa inovar para elevar a sua competitividade e a taxa de investimento, que no ano passado recuou 4 por cento e comprometeu o crescimento da economia.

"Inovar é inovar para aumentar a taxa de investimento do nosso país, assegurar que nós sejamos competitivos, e garantir que esse país seja uma nação desenvolvida de classe média", defendeu a presidente durante cerimônia de lançamento do plano.

Apesar de ser a sétima maior economia do mundo, o Brasil ocupa a 48ª posição no ranking do Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial, que mede a competitividade de 144 economias.

Os investimentos do Plano Inova Empresa serão feitos neste ano e no próximo, incluindo financiamentos de 20,9 bilhões de reais com taxas subsidiadas concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os recursos serão emprestados a juros que variam entre 2,5 por cento e 5 por cento ao ano, com quatro anos de carência e prazo de 12 anos para pagamento.

O plano prevê ainda cerca de 2,2 bilhões de reais para participação acionária em empresas de base tecnológica; outros 4,2 bilhões de reais para incentivar parcerias entre institutos de pesquisas e o setor produtivos; e 1,2 bilhão de reais para subvenções econômicas para os setores que necessitarem.

Além disso, o plano prevê que as agências reguladoras invistam em projetos de inovação em suas áreas de atuação. Pela previsão do governo, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) terá 2,5 bilhões de reais para esses investimentos e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) destinará outros 600 milhões de reais para o seu setor.

Já a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderá investir até 3,5 bilhões de reais em atividades de pesquisa e desenvolvimento do setor de telecomunicações. Para isso, porém, será necessária a aprovação de uma regulamentação que está em análise pela agência, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

"Eu acredito que nós vamos crescer com todas as medidas que tomamos em busca da competividade em nosso país, em todos os gargalos que nós tentamos superar e conseguimos", disse a presidente.

"Nós estamos comprometidos com a indústria no Brasil, nós estamos comprometidos com o aumento da taxa de investimento no país e estamos comprometidos também em abrir um processo de discussão em que temos que discutir, nesses próximos 10 anos, aonde a gente quer chegar", prosseguiu.

A baixa taxa de investimento tem pesado sobre o crescimento da economia, que teve expansão de somente 0,9 por cento em 2012.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse que os recursos do plano serão aplicados ainda neste ano e que já há uma carteira de projetos em inovação de aproximadamente 5 bilhões de reais, operados pelo banco e pela Finep.

"Vamos lançar (editais de convocação de projetos) nas áreas de energias e no complexo de saúde no curto prazo", disse ele a jornalistas após a cerimônia. "Isso vai nos permitir dobrar a escala do que a gente já está fazendo hoje", acrescentou.

O plano é direcionado a sete setores estratégicos: agropecuária e agroindústria, energia, petróleo e gás, saúde, defesa, tecnologia da informação e comunicação e de sustentabilidade e sociambiental.

Em seu discurso, a presidente voltou a defender investimentos em educação, especialmente no ensino profissionalizante, e tornou a pedir ao Congresso que aprove a medida provisória, editada no ano passado, que destina integralmente para a educação os royalties provenientes da exploração de petróleo nos campos que ainda serão licitados.

A presidente destacou a necessidade de, além dos investimento públicos, o setor privado também colocar recursos na economia para garantir o crescimento.

EMBRAPII

O governo também anunciou a criação da Empresa Brasileira para Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que funcionará como uma organização social, com o objetivo de fomentar o processo de cooperação entre empresas nacionais e instituições tecnológicas ou de direito privado sem fins lucrativos, voltados para a pesquisa e desenvolvimento.

A empresa, que se espelha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), será coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os investimentos previstos são da ordem de 1 bilhão de reais para 2013 e 2014. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e dos parceiros envolvidos.



 
CONSIDERAÇÕES - Fernando Augusto Almeida Neves:

1) Por que a inovação tecnológica tornou-se crítica para a competitividade das empresas?
A Gestão Tecnológica e a Inovação tornaram-se fatores de competitividade para os negócios, influenciando diretamente muitos consumidores no momento da compra e da escolha do produto. A empresa que não acompanha as necessidades do mercado, perde competitividade, pois as pessoas mudam os conceitos, querem produtos novos, logo, as empresas que não se atualizarem estarão fora do mercado.
No que diz respeito à estimulação da inovação em uma organização, não basta definir sua importância na posição estratégica, alocar capital e esforços à produção de conhecimento: é fundamental que a cultura e o clima organizacional sejam favoráveis à busca pela inovação e à manifestação criativa. “Há que se atenar para, de fato, tentar absorção da tecnologia. O risco maior é a atratividade da produção sem custos de desenvolvimento levar a empresa a descurar da formação de RH para apropriação completa da tecnologia.”. (REIS; CARVALHO, 2003).
As empresas brasileiras devem buscar caracterizar os diferentes aspectos pertinentes a Gestão Tecnológica e Inovação. Na conjuntura econômica e mercadológica atual a Gestão Tecnológica e a Inovação tornaram-se fatores de competitividade para os negócios, influenciando diretamente os consumidores no momento da compra, da escolha do produto a ser adquirido ou implementado. Portanto, a Gestão Tecnológica possui características próprias de seu processo inovador (ZAWISLAK, 2010).
Os executivos afirmam que a inovação é muito importante, mas a abordagem de suas empresas a ela é frequentemente informal, e os líderes não têm confiança em suas decisões de inovação. Alta gerência e outros profissionais concordam que o maior desafio é o talento para a inovação. (MCKINSEY, 2007).
Com o aumento da complexidade tecnológica dos produtos e serviços, os processos produtivos passaram a visualizar a Tecnologia como mola mestra para alicerçar a produtividade, qualidade, lucratividade, sobretudo, a competitividade. A organização que domina a tecnologia transforma invenções em inovações.
Utilizar tecnologia ultrapassada pode tornar o produto em baixa competitividade, devido à falta de melhorias e atualização com as necessidades do mercado. O planejamento tecnológico é uma das atividades mais importantes para a criação, sustentação e maximização da vantagem competitiva. A empresa deve, necessariamente, avaliar o domínio do fornecedor sobre a tecnologia, o posicionamento mercadológico do fornecedor perante aos concorrentes, a variedade dos produtos, a flexibilidade dos serviços. (REIS; CARVALHO, 2003).
A globalização abriu mercados e o uso da internet possibilitou a propagação dos produtos e permitiu o acompanhamento das tendências dos países desenvolvidos. Ao adquirir uma nova tecnologia faz-se necessário pesquisar o que os países do primeiro mundo estão utilizando e, por conseguinte, inserir esses produtos e serviços no mercado brasileiro.
A Gestão da Inovação Tecnológica é uma área que exerce um papel central no extenso conjunto de instrumentos de gestão das empresas. A organização precisa gerir as questões pertinentes as oportunidades tecnológicas atuais, utilizando-as de acordo com suas reais necessidades, de acordo com o número de funcionários, no processo produtivo é importante fazer uma análise e avaliação de sua linha de produção, pois pode ser que ao incluir uma nova tecnologia, possa diminuir o quadro de funcionários tornando o processo mais rápido e por um custo menor.
Segundo Dálcio Reis e Helio Carvalho (2003) a vigilância tecnológica se não ocorrer agregação de valor a informação obtida, se terá maior desvantagem do método, pois não haverá exclusividade da tecnologia.
É relevante a participação de todos os colaboradores no processo de aquisição de uma nova tecnologia, porque os mesmos podem contribuir com sugestões e normalmente são eles que irão executar os processos, portanto, têm experiência prática nesse sentido. É importante para as empresas terem as informações sobre as tendências de mercado para que se possa tomar decisão mais assertiva e, por conseguinte, obter uma maior vantagem competitiva no mercado.
As organizações com o objetivo de obter vantagem competitiva buscam um maior número de informações, críticas para um melhor posicionamento no mercado onde atuam. A Inteligência Competitiva auxilia com técnicas, métodos e ferramentas para a localização e a análise de informações consideradas estratégicas para as empresas, pois influem nas ações de evolução da empresa como um todo.
A inteligência tecnológica é o “conhecimento dos ambientes tecnológicos externo e interno da empresa, aplicado a processo de tomada de decisão, tendo em vista a geração de vantagem competitiva para a mesma”. (REIS; CARVALHO, 2003).
2) O desenvolvimento tecnológico depende apenas de uma decisão executiva de uma dada empresa?
O desenvolvimento tecnológico depende de decisões das empresas, sociedade e governo com uma profunda interação entre os incentivos e oportunidades que favorecem as inovações tecnológicas e as condições socioculturais do grupo humano no qual elas ocorrem de acordo com a necessidade social, os recursos sociais e precisa de um ambiente social favorável para ocorrer de modo efetivo.
Executivos acreditam firmemente que a inovação é fundamental para a estratégia e desempenho de uma empresa, mas acertar é tão duro como nunca, de acordo com uma recente pesquisa global MCKINSEY, 2007.
O desenvolvimento da Inovação Tecnológica no Brasil e a redução da dependência em relação a tecnologias importadas de outros países dependem não apenas de uma melhora nas políticas de incentivo à pesquisa e desenvolvimento, mas em uma adoção ampla das políticas existentes pelo mercado empresarial brasileiro. Inovação é a melhor decisão estratégica para a vantagem competitiva sustentável. A empresa deve se concentrar em inovações que atendam necessidades do cliente em relação aos produtos e serviços que podem ser comercializados. (ZAWISLAK, 2010).
A inovação continua a ser um desafio difícil. Embora muitas dessas melhorias sugeridas são consistentes com a abordagem adotada por empresas onde a inovação é a prioridade - e com muita consultoria de gestão - a maioria das empresas encontram claramente dificuldade de implementar. As razões prováveis em que os membros da equipe de liderança identificam como seus principais desafios: encontrar o tempo para se concentrar em novos tópicos, seguido de perto por assumir riscos em novas iniciativas e processos de mudança. Atender a esses desafios, sem dúvida, ajuda às empresas com muito mais do que a inovação (MCKINSEY, 2007).
O principal desafio da empresa com a inovação é encontrar pessoas bastante talentosas para seu quadro funcional. Logo, precisam-se identificar as pessoas certas e alinhando-as para a inovação. As empresas devem encorajar seus talentos a buscar a inovação, oferecendo incentivos e proporcionando uma ambiente empresarial favorável.
Quando a empresa decide sair do oceano vermelho e navegar pelo inovador oceano azul ela tem a garra e coragem de rascunhar inúmeras idéias e implantar as primeiras idéias quanto antes, imaginando que essas serão as melhores idéias que podem ter, a seguir temos um esforço hercúleo para que a ideia se transforme em algo que de algum retorno material ou social. Para o oceano azul essa prática de muito implementar e pouco planejar é desprezada e seu sucesso só é possível com uma grande carga de eventos a favor do idealizador. (MCKINSEY, 2007).
Não obstante, as etapas que a empresa terá de cumprir para atingir um dado nível de desenvolvimento tecnológico devem levar em consideração alguns fatores que irão definir a sua permanência, desenvolvimento, sustentabilidade ou declínio. Um fator que deve ser avaliado é: de onde vem a tecnologia? , é de fácil acesso para o cliente? Ou existem muitas barreiras para a aquisição e manutenção da tecnologia? Se isso não for analisado, pode-se estar adquirindo um elefante branco, que só irá trazer grandes custos e não atingirá o principal objetivo da empresa, que é ser competitivo dentro do seu segmento de mercado. Planejamento tecnológico será descrito: as oportunidades de aplicação de novas tecnologias e a internalização da tecnologia nas empresas de sucesso.
Uma característica em destaque de empresas com propostas inovadoras é a alta eficiência em aprender, são autocríticas, interessadas e compromissadas com o aperfeiçoamento e qualidade continua. Os colaboradores têm um papel essencial para a organização que aprende, pois eles são o capital intelectual. Os funcionários são empreendedores e este saiba o seu papel dentro da organização e que suas idéias têm um grande valor dentro da empresa. Focam na valorização desses funcionários e os mesmos contribuem para a sustentabilidade da empresa.
A Gestão Tecnológica deverá existir, de acordo com o grau de necessidade de organização do processo de inovação, em todos os setores industriais. Portanto, é através da Gestão tecnológica da Inovação que se poderá ter o salto e o desenvolvimento de vantagem competitiva que a empresa deseja. Assim sendo, as organizações de uma forma crescente passaram a se conscientizar da importância da revisão dos modelos de gestão, as organizações públicas e privadas já desenvolveram esforços nesse sentido. Ser uma empresa inovadora é uma estratégia das empresas para se destacar no mercado competitivo, pois hoje não basta à empresa oferecer produtos e serviços de qualidade, se a empresa não possuir um bom diferencial ela não sobreviverá dentro do seu segmento.
BIBLIOGRAFIA
BARSH, Joanna; CAPOZZI, Marla; MENDONCA, Lenny. How companies approach innovation: a McKinsey global survey. The McKinsey Quarterly, 2007.
REIS, Dálcio R, CARVALHO, Hélio G – Gestão tecnológica e Inovação – São Paulo: Manole, 2003.
ZAWISLAK, Paulo Antônio et al. Gestão da Inovação Tecnológica e Competitividade Industrial: uma proposta para o caso brasileiro. Revista Brasileira de Administração Contemporânea. Rio de Janeiro, v. 1, p. 157-173, 2010.

English Version

1) Why technological innovation has become critical to business competitiveness?

The Technology Management and Innovation have become factors for business competitiveness, directly influencing many consumers at the time of purchase and the choice of product. A company that does not meet the needs of the market, lose competitiveness because people change concepts, want new products, so companies do not update will be out of the market.

With regard to the stimulation of innovation in an organization, not just its importance in defining strategic position, allocate capital and efforts to the production of knowledge: it is essential that the organizational culture and climate are favorable to the pursuit of innovation and creative manifestation. "We must atenar to actually try to absorb the technology. The biggest risk is the attractiveness of production without development costs lead the company to neglect the training of HR to complete appropriation of technology. ". (REIS; CARVALHO, 2003).

Brazilian companies should seek to characterize the different aspects related to Technology Management and Innovation. In the current economic climate and market the technology management and innovation have become factors for business competitiveness, directly influencing consumers at the time of purchase, the choice of the product to be purchased or implemented. Therefore, the Technology Management has characteristics of its innovative process (ZAWIŚLAK, 2010).

Executives say innovation is very important, but the approach of their companies it is often informal, and leaders lack confidence in their innovation decisions. Senior management and other professionals agree that the biggest challenge is the talent for innovation. (MCKINSEY, 2007).

With the increasing technological complexity of products and services, production processes now view the technology as a mainspring to underpin productivity, quality, profitability, notably the competitiveness. The organization that dominates the technology transforms inventions into innovations.

Using outdated technology may make the product in low competitiveness due to the lack of improvement, and updating the needs of the market. The technology planning is one of the most important activities for creating, sustaining and maximizing competitive advantage. The company must necessarily assess mastery of the supplier of the technology, the market position of the supplier before the competitors, the variety of products, service flexibility. (REIS; CARVALHO, 2003).

The globalization has opened markets and the use of internet has enabled the spread of products and allowed the monitoring of trends in developed countries. When purchasing a new technology it is necessary to research what the first world countries are using and therefore enter these products and services in the Brazilian market.

The Management of Technological Innovation is an area that plays a central role in the extensive set of tools for managing businesses. The organization needs to manage issues relevant technological opportunities today, using them according to their actual needs, according to the number of employees in the production process it is important to make an analysis and evaluation of the production line, it may be that to include a new technology can reduce the number of employees making the process faster and at a lower cost.

According Dalcio Helio Reis and Carvalho (2003) technology watch if it does not add value to information obtained will be biggest drawback of the method, because there will be exclusive technology.

It is relevant to the participation of all employees in the process of acquiring a new technology because they can contribute suggestions and usually is they who will run the process, therefore, have practical experience in this regard. It is important for companies to have information about the market trends so you can make the decision more assertive and therefore achieve greater competitive advantage in the market.

Organizations in order to gain competitive advantage seeking a greater amount of information critical to a better position in the market where they operate. Competitive Intelligence assists with techniques, methods and tools for finding and analyzing information considered strategic for companies because actions influence the evolution of the company as a whole.

Intelligence technology is the "knowledge of technology environments outside and inside the company, applied to the process of decision making, with a view to generating competitive advantage for the same." (REIS; CARVALHO, 2003).

2) Technological development depends only on an executive decision to a given company?

Technological development depends on decisions of companies, society and government with a deep interaction between incentives and opportunities that foster technological innovation and socio-cultural conditions of the human group in which they occur according to social need, social resources and needs a social environment conducive to occur effectively.

Executives firmly believe that innovation is central to the strategy and performance of an enterprise, but hit as hard as ever, according to a recent global survey MCKINSEY, 2007.

Development of Technological Innovation in Brazil and reduce dependence on imported technologies from other countries depend not only an improvement in policies to encourage research and development, but widespread adoption of existing policies by the Brazilian business market. Innovation is the best strategic decision for sustainable competitive advantage. The company should focus on innovations that meet customer needs for products and services that can be marketed. (ZAWIŚLAK, 2010).

Innovation continues to be a difficult challenge. Although many of these suggested improvements are consistent with the approach adopted by companies where innovation is the priority - and with much management consulting - most companies are clearly difficult to implement. The probable reasons that members of the leadership team identify as their main challenges: finding the time to focus on new topics, followed closely by taking risks on new initiatives and change processes. Meet these challenges will undoubtedly help to companies with more than innovation (MCKINSEY, 2007).

The main challenge the company's innovation is to find enough talented people to its workforce. Consequently, they need to identify the right people and aligning them for innovation. Companies should encourage their talents to pursue innovation, offering incentives and providing a favorable business environment.

When the company decides to leave the red ocean and blue ocean navigate through innovative she has the guts and courage of countless ideas and sketching the first ideas to implement as soon as possible, thinking that these are the best ideas you may have, then we have a herculean effort to that the idea turns into something that some material or social return. The blue ocean this practice and implement very little planning is despised and his success is only possible with a large load of events in favor of the creator. (MCKINSEY, 2007).

Nevertheless, the steps that the company must meet to achieve a given level of technological development should take into consideration some factors that will define its permanence, development, sustainability or decline. One factor that must be evaluated is: where does the technology? , Is easily accessible to the client? Or there are many barriers to the acquisition and maintenance of technology? If this is not examined, can be acquiring a boondoggle that will only bring great costs and not achieve the company's main objective, which is to be competitive within its market segment. Technology planning will be described: the opportunities for applying new technologies and internalization of technology in successful enterprises.

One feature highlighted companies with innovative proposals is the high efficiency in learning, are self-critical, interested and committed to the improvement and quality remains. Employees have an essential role for the learning organization because they are the intellectual capital. Employees are entrepreneurial and this knows their role within the organization and that their ideas have great value within the company. Focus on the recovery of the employees and they contribute to the sustainability of the company.

The Technology Management should be in accordance with the degree of need for the organization of the innovation process in all industrial sectors. Therefore, it is through the management of technological innovation that may have the jump and the development of competitive advantage that the company wants. Therefore, organizations in an increasingly became aware of the importance of the review of management models, the public and private organizations have developed efforts. Being an innovative company is a corporate strategy to stand out in the competitive market, not just because today the company to offer products and quality services, if the company does not have a good differential it may not survive in its class.

BIBLIOGRAPHY

BARSH, Joanna; CAPOZZI, Marla; Mendonca, Lenny. How companies approach innovation: a McKinsey global survey. The McKinsey Quarterly, 2007.

REIS, Dalcio R, Carvalho, Helio G - Technology and Innovation Management - São Paulo: Manole, 2003.

ZAWIŚLAK Paul Anthony et al. Management of Technological Innovation and Industrial Competitiveness: a proposal for the Brazilian case. Brazilian Journal of Contemporary Administration. Rio de Janeiro, vol. 1, p. 157-173, 2010.

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